Retrospectiva Ciclovia da Pampulha


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Recapeamento na Lagoa da Pampulha

Amigos, as obras de recapeamento na Lagoa da Pampulha já começaram em ritmo acelerado. Segundo informações, este recapeamento irá acontecer em toda a Lagoa, Mas onde não existe a tal da CICLOVIA que dizem ter lá, teremos os famosos CONCRETOS/TACHÕES limitando o espaço entre os veículos dos ciclistas. Como já é conhecido por muitos e, até assinou um ABAIXO ASSINADO sobre um projeto sugerindo uma CICLOFAIXA e outras dicas onde certamente beneficiará as pessoas que usam bicicleta na Lagoa da Pampulha como: ATLETAS DE CICLISMO DE RENDIMENTO, PASSEIO, TRABALHADORES e TURISTAS que usam este espaço incentivando a prática do ciclismo e outros esportes.
Ano passado este projeto foi encaminhado a CÂMARA DOS VEREADORES para o vereador Adriano Ventura e juntos fomos a BHtrans entregar ao Sr. Geraldo Carvalho (Assessor da Diretoria da BHTRANS), Sr Mauro responsável geral pelo sistema CICLOVIÁRIO de Belo Horizonte para que fizessem uma avaliação deste projeto e também entregue recentemente ao secretário da Regional Pampulha Sr. Humberto. Mas lamentavelmente, esta semana vimos que tudo já dito nas AUDIENCIAS PUBLICAS que se tratavam dos assuntos sobre as CICLOVIAS e CICLOFAIXAS Não ajudou muito e reforça a ideia de que estão fazendo “CICLOVIAS que não levam a lugar nenhum”. Vale lembrar que foi dito à pouco tempo por um dos melhores JORNAIS de Belo Horizonte que relatou que nós atletas/usuários seriamos consultados dando sugestão nas obras que seriam avaliadas para melhor atender as necessidades de todos.
Não podemos deixar que acabem com o pouco do espaço que temos e a Lagoa da Pampulha sempre foi utilizado por ciclistas e desportistas, instalar os CONCRETOS não é sinônimo de segurança, pois vários dos acidentes graves envolvendo veículos e ciclistas na Lagoa, os ciclistas foram pegos de frente por carros desgovernados e na contra mão. Outro fato é que motoristas perdem o controle de seus veículos e estão voando e caindo dentro da lagoa e, não vai ser estes concretos que vai proteger os ciclistas, o que antes tínhamos de problema com veículos, com este modelo a ser instalado, certamente teremos muito mais acidentes envolvendo os próprios ciclistas.

Diferença de uma CICLOFAIXA para uma CICLOVIA:
CICLOFAIXA não tem concreto que determina um espaço entre o veículo do ciclista. CICLOVIA tem alguma proteção que delimita este espaço.
Estas opções são usadas de acordo com as necessidades dos usuários e tipo das estrada/rua. Vale lembrar que a CICLOFAIXA é utilizado em todo mundo e aqui na LAGOA DA PAMPULHA é o mais indicado e já sugerindo... bem como, fazer o que nunca nada foi feito que é um trabalho de conscientizar a população com faixas educativas e propagandas diretas e indiretas.

BHTRANS E AUTORIDADES, QUERO DEIXAR CLARO QUE A LAGOA NÃO TEM CICLOVIA COMO VOCÊS DIZEM TER. VOCÊS ESTÃO INDO NA CONTRA MÃO DA PRÓPRIA LEGISLAÇÃO DE TRANSITO QUE REGE QUE UMA CICLOFAIXA E CICLOVIA TEM QUE ESTAR NO NÍVEL DA RUA E NÃO SOBRE UM PASSEIO COMO É NA LAGOA DA PAMPULHA, OUTRO FATO É QUE VOCÊS FIZERAM UMA CICLOVIA NA AV. FLAMING QUE É UMA VERGONHA, COLOCANDO EM RISCOS QUEM POR LÁ PASSA, POIS ESTA CICLOVIA ALÉM DE ESTREITA, TEM VÁRIOS OBSTÁCULOS NO MEIO DA PISTA E FORÇA O CICLISTA A SUBIR NA CALÇADA. ISSO É UMA VERGONHA!!!

É isso ai, fiquem no aguardo que breve teremos mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário