Retrospectiva Ciclovia da Pampulha


sexta-feira, 7 de junho de 2013

Carta resposta informando (para um membro) do GT Pedala BH sobre tudo já feito para viabilizar um melhor diálogo sobre as idéias já discutidas e, em discussão na minha página do Facebook.


Boa noite,
Bom, vê-se que não tem diálogo com vocês e triste é saber que caminhamos na contra mão, o que deveria ser o contrário! Diante todas as idéias que defendo é contrárias às suas... Só tenho dizer que colocando os CONES agregados à ciclofaixa aos domingos e feriados como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba  já esta fazendo, aqui não seria diferente e multidões compartilhariam a Lagoa da Pampulha num só propósito. Dizer que a tal da ciclocalçada que termina no PIC Pampulha e recomeça no Clube Belo Horizonte sendo revitalizada como esta no projeto do GT não vai caber de tantas pessoas pedalando guiadas pela massa vinda do corredor em mesmo sentido que venho tentando explicar e se fará necessário ampliar caso não aceite a idéia sugerida de ciclofaixa para toda a orla.



Contradizer você(s) quando disse que não participei das Audiências Públicas, pois das três que participei na Câmara, posicionei sobre a ciclofaixa da Lagoa da Pampulha e a BHtrans já tinha sua opinião formada, ignorando minha posição e você(s) estava lá.

Então, chega de bater boca! Somente quem usa este espaço sabe o quanto importante é, e lembrar também que a população usuária que usa a lagoa pra pedalar entende-se o que estamos defendendo, o contrário para a MINORIA que defende uma tese que é muito válida em toda cidade, mas, o ciclismo e esporte da Lagoa da Pampulha não pode acabar por idéias isoladas de quem não vive as tantas diversidades existentes por quem anda de bicicleta na lagoa e respeitar uma história sobre o uso de quem um dia usou e usa este espaço e claro, o enorme problema já existente devido o fluxo de veículos naquele local.

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Convido vocês pra pedalarem conosco nas noites de segundas as quintas feira na lagoa, aos sábados pela manhã e domingo durante todo dia. Assim, quem sabe ao invés de criticar vocês possam somar as tantas outras pessoa e, juntos fazemos mais ações e campanhas de cidadania importantes para sociedade como já aconteceu na Pampulha. Creio que você(s) se lembra do PEDALANDO DEZ DIAS PELA VIDA em 2010, O PEDALANDO 24 HORAS PELA VIDA em 2012? Trabalho de prevenção às drogas, ou será que vocês ignoram? Minha sugestão é agregar e quero que todos fiquem sabendo por que resolvi criar este projeto que neste momento esta me desgastando muito devido uma minoria que tem levantado idéias medíocres de acharem que este projeto é pra beneficiar uma classe de ciclistas que usa a lagoa...

Então, vou te contar: um dia depois de treinar na estrada passei na lagoa e em menos de 300 metros vi duas pessoas sendo espremidas por carros, pessoas sem habilidade nenhuma sobre suas bikes e acabaram caindo. Então veio a idéia inicial de mostrar que ali precisava de sinalização visual com placas de advertência, alguma melhoria para quem usa este espaço. Agora te convido a ler este texto que segue abaixo para vocês conhecerem o verdadeiro sentido do porque sugeri ciclofaixa e não ciclovia mesmo sabendo que já conhecem, agora adaptado. Vejam ai:



CARTA INICIAL ONDE CONTO DETALHES SOBRE AS DISCURÇÕES SOBRE A POLÊMICA CICLOVIA DA LAGOA DA PAMPULHA.

Começo dizendo que sou totalmente a favor da mobilidade, até porque há mais de 20 anos vou pro trabalho de bike, consequência disso, hoje sou atleta a dezoito anos.



Mas, se tratando da Lagoa da Pampulha, o método que a BHtrans e o pessoal envolvidos em prol de colocar os tais blocos de concreto/tachões/gelo baiano/prisma, etc, e estão equivocados, pois seguro não é! Prova disso são os acidentes que já aconteceu lá onde veículos estão voando sobre calçadas e caindo dentro da lagoa, outros casos tristes e lamentar, quando um de nossos amigos se encontra em cadeira de rodas, outros com cortes que levou mais de cem pontos no braço e foram atirados dentro da lagoa por veículos desgovernados, dentre outros tantos acidentes. Então, uma pergunta: os tais tachões teriam protegidos os ciclistas?



Também tem dito ai, que as pessoas teriam dificuldades de pedalar da barragem até o Museu de Artes. Bom, qual ciclovia liga hoje à lagoa? Há que fizeram na Flaming? Melhor nem comentar na vergonha e falta de respeito naquilo que dizem ser ciclovia! Outro fato: onde estão as ciclovias da Av.Pedro I e Av. Antônio Carlos que constavam como prioridades nos primeiros informativos antes mesmos das obras de melhorias nestas avenidas? Levanto estas questões para entenderem que a incoerência dos fatos, levam a adentrarmos nas questões burocráticas do sistema encontradas... e que não estão nem um pouco preocupados com a opinião pública. Sei que nos mostrarão mais uma vez o mapa das rotas do PEDALA BH, muito bom. Levanto estes questionamentos por que estamos lidando com fatos diretos sobre as tantas pessoas ordenadas a um conceito de direção de décadas que pedalou e pedala na lagoa que não podem ser prejudicadas ou dizer que estamos impedindo outras de ir e vir.



Por que defendo a ciclofaixa?! Pra quem realmente usa aquele espaço e não são poucas as pessoas, é ver as tantas pessoas beneficiadas, bem como, os pelotões aos sábados, giros noturnos com os GIROS 30/20 e 35km/h. Pessoas que pedalavam sozinhas, correndo riscos e sem nenhuma informação, hoje pedalam com os grupos que é composto por mais de 130 pessoas em uma só momento. Lembrar também, que muitas destas pessoas mal rodavam no GIRO 20, hoje participam do GIRO 30 e 35km/h e alguns hoje são competidores. Com tudo, a grande maioria das pessoas que vem pra lagoa pedalar  a passeio com sua bike simples sem mais, se tornam adeptos impulsionados pela maioria que estão em busca de superação pessoal,  e pela necessidade de alguma atividade física que um dia também tirou sua bicicleta da garagem e hoje expõem de equipamentos sofisticados, mas todos em um só propósito: ter melhor qualidade de vida. Destaque para as tantas ações de campanhas voltadas à Saúde Pública feitas para própria Prefeitura sendo que o último aconteceu em março deste ano com o “IV PEDALANDO CONTRA DENGUE”, mobilizando mais de 1.000 pessoas diretamente. Por Isso dizemos que as pessoas que querem os tais TACHÕES... talvez nunca pedalou na orla da lagoa, tão pouco estão preocupados com tudo que acabei de relatar, e não fazem idéia de como tudo isso vai afetar na vida dessas pessoas e muitas outras que pedalam, caminham, praticam atletismo e de alguma forma usam este espaço.



Antes de criticar, ou mesmo achar que estamos querendo tomar a pista da lagoa somente pra ciclistas de pelotão? É fazer uma pesquisa e avaliar como sempre aconteceu e acontece?! Pelotão na Pampulha é mais antigo que os monumentos existentes nela, inclusive o Estádio do Mineirão.



Quanto aos acidentes ocorridos em treinos nos pelotões da lagoa e citados por algumas comentários irônicos na net, vale lembrar que nem os profissionais no Tour de France escapam das quedas.



Ficamos sabendo do acidente grave que aconteceu na descida vinda do bairro Belvedere sentido bairro SION, com integrantes do grupo que sai da Pça. da Liberdade. Entendam, estamos todos no mesmo barco, pra alguns é fácil criticar!!! Veja esta frase que cai bem sobre tais comentários já ditos por aí: “o problema esta sempre na casa do vizinho”.

   

Quanto ao projeto da CICLOFAIXA que sugeri e disponibilizei à Bhtrans a mais de ano, creio dar muito certo com campanhas educativas, panfletagem, propaganda e CONES sendo colocados em finais de semana por um período para conscientizar quem passar naquele local sobre a idéia do espaço determinado para ciclistas com faixas, sinalização no chão e placas de advertência. Destaque para São Paulo e Rio que criaram meios e iniciativas de viabilizar momentos de lazer e mobilidade em dias úteis e principalmente em finais de semana para quem curte pedalar por lazer e quem quer ir para o trabalho.



Sei que não podemos resolver o problema do mundo, mas se uma vida for salva, valeu uma vida inteira.

Obrigado a todos e declaro que enterro aqui qualquer questionamento daqueles que não querem entender o dito.



As imagens que seguem falam por se só. 

Rogerio Pacheco - Ultraciclista




Disponibilizando alguns dos comentários disponível em minha página.

Renato Olimpio Vinicius, gosto do seu entusiasmo quando defende sua posição e opinião sobre o transito de bicicletas em via publica porem lhe falta conhecimento da modalidade Ciclismo e não devemos defender uma posição com tanto entusiasmo sem conhecimento pleno do assunto, sei pelo seu perfil no facebook que concorda comigo, entendi também que você não e atleta e que partilha as ideias de um grupo chamado GT que busca melhorias para vida dos ciclistas em BH, porem em relação á lagoa da Pampulha você esta equivocado, como disse antes lhe falta conhecimento de causa. A lagoa da Pampulha e um lugar especial para pratica do ciclismo de alto rendimento porque no sentido horário não existi cruzamentos ou vias de acesso que atrapalhe o ciclista, podendo assim desenvolver altas velocidades em grupos ou sozinho, melhorando o seu rendimento. Sou de São Paulo, moro em BH á seis anos e treino todos os dias na lagoa da Pampulha, tenho a oportunidade de treinar com atletas que são: Campeão Brasileiro de Pista, Bicampeão Brasileiro de Ciclismo de longa distancia e Bicampeão Brasileiro de MTB, com futuro olímpico do ciclismo no Brasil “os garotos do grupo do Edgar” (Edgar, um dos finalistas do Prêmio Bom Exemplo,http://m.g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/04/conheca-historia-de-edgar-um-dos-finalistas-do-premio-bom-exemplo.html), o grupo Terra da Sobriedade (recupera ex-dependente químico com à pratica do ciclismo), Triatletas entre outros atletas que se dedicam a este esporte para competir ou buscar uma melhor qualidade de vida. 
Não temos nenhuma ajuda ou incentivo por parte das instituições governamentais no Brasil para pratica de qualquer modalidade esportiva, portanto, peço a você Vinicius e todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente, praticantes ou não do Ciclismo, que defendam este espaço raro e único em BH, respeitando os termos e configurações técnicas necessárias para pratica do ciclismo de alto rendimento, porque será muito triste que se inviabilize na Lagoa da Pampulha á pratica deste esporte com a colocação de tachões e mão dupla. E necessário apenas à sinalização com faixas e placas de orientação para os motoristas. 


Everton Joe Ciclofaixa na orla da Pampulha só em mão única e sem blocos de concreto. Colocar blocos de concreto e confinar dois ciclistas em mãos opostas a quase se chocarem num espaço inferior a 2 metros e largura é uma insanidade. Essa idéia nem deveria ter sido proposta. Em menos de 1 mês após instalados, os blocos serão removidos pela própria prefeitura, porque o número de acidentes graves que não existe vai disparar. Discordar dessa minha conclusão é pagar pra ver acidentes acontecendo. Vamos baixar os EGOS, principalmente os EGOS daqueles que nem pedalam aqui. Eles não passaram pelo susto de pedalar a 25 km/h e subitamente se deparar de frente com outro ciclista a 25 km/h na contra mão. É o mesmo que bater a 50 km/h num carro parado ou numa grade. Sérias lesões e fraturas podem ocorrer. Ainda vão rolar muitos processos em cima da prefeitura e BHTrans pela insanidade desse projeto absurdo!

Leandro Honório Vinicius, eu nao estava tendo tempo para participar mais ativamente das discussões como agora, mas antes de tudo vou deixar alguns esclarecimentos: Sou praticante de treinos na lagoa, embora esteja afastado a dois meses devo voltar essa semana, assim como também sou ativista da bicicleta ja tendo participado de várias bicicletadas(massa crítica). Apoio ambos, porem vejo que essa proposta na lagoa da Pampulha é um equivoco fundamentado em uma ingenuidade muito grande. O simples fato de existir na cabeça das pessoas a ideia de que existe uma ciclovia na lagoa (que de fato nao existe) provoca nos motoristas uma agressividade que é vivenciada por todos que treinam em pelotão na lagoa. Chega ao ponto de pessoas dentro dos onibus gritarem mandando a gente ir pra ciclovia (que so existe no imaginário popular). Agora imagine essa realidade com a pista no mínimo dois metros menor. Você crê mesmo, de verdade, que os motoristas diminuirão a velocidade e serão menos agressivos com os pelotões? Francamente, eu acho muita ingenuidade isso. Agora, com uma ciclofaixa de mao unica, preserva-se o ciclista de lazer o os treinantes, sem a armadilha de uma ciclovia de mao dupla. Outra coisa: Nao da pra comparar a Tereza e a Andradas com a orla da lagoa devido a grande diferença fisica e de finalidade dos locais. duvido que alguem faça um bom treino nessas avenidas se nao podem se concentrar, o que ocorre em meio a transito pesado observado nesses locais. Vinicius, eu conheçomuitos ciclistas, e ninguem deixa de completar uma volta por falta de segurança, quem nao completa é por preguiça mesmo. A proposta de ciclofaixa de mão unica preserva os que tem no cicliismo na orla seu lazer, preserva os pelotões e também preserva quem se desloca pelo local. Sugiro que você se junte a um pelotão duas vezes numa semana para constatar o que eu digo aqui. Colocar os tachoes e fazer ciclovia de mao dupla é inviável na lagoa. Tomara que nao se efetive, mas se efetivar, os resultados serão desastrosos. é muito simples: A orla da lagoa deve ter um projeto específico que atenda às demandas do local, que são bem diferentes dos outros locais, onde essa proposta seria realmente efetiva e benéfica. Quer um exemplo? Avenida Tancredo Neves, tem tb a Joao Paulo II, A Fleming (fizeram la uma armadilha que chamam de ciclovia) Avenida João Pinheiro no Centro e varias outras em ruas do centro.

Anderson Fernando Importante analisarmos que estamos em um país e uma cidade onde o ciclismo nunca foi e nem é algo difundido. Isso quer dizer que somos politicamente "fracos" existem alguns grupos isolados com interesses teoricamente iguais porém obviamente objetivos diferentes. Na minha humilde opinião como ciclista amador e cidadão da cidade de Belo Horizonte morando próximo a Lagoa e tendo este como um quintal de treinamento é nos unirmos! Para um união perfeita temos que flexibilizar as ideias a ponto de atender a demanda de todos. Reúnam as partes e alinhem um discurso só e vão para cima com força total para ganharmos essa guerra. Garanto a vocês se for atendida apenas uma das parte todos nós perdemos como pessoa/cidadão/atleta. Desejo a vocês muita sabedoria agirem para o bem de todos.



Observação: Não postei nenhum comentário de posição contrária, para maiores responsabilidades. 

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